Pular para o conteúdo

A Importância da Segurança do Trabalho. Veja aqui!

Receba artigos e dicas gratuitamente

A importância da segurança do trabalho é imensurável, e felizmente a implantação de práticas seguras no trabalho vem crescendo bastante ultimamente. Hoje é difícil encontrar um funcionário que nunca tenha passado por pelo menos uma palestra sobre prevenção de acidentes de trabalho, uso do EPI, integração, etc. No artigo abaixo, iremos mencionar os principais motivos que sua empresa deve cumprir com todas as exigências de segurança no trabalho. 

Por que a segurança do trabalho é tão importante?

Em primeiro lugar, a segurança do trabalho é a área responsável por diversos tipos de documentos e laudos. Sem esses documentos, a empresa não está em dia com a legislação e pode, inclusive, receber multa. Diversos programas voltados à segurança e ao bem-estar dos colaboradores também são de responsabilidade da segurança do trabalho.

AVCB x Segurança do trabalho, qual a relação?

Entenda porque as licenças do Corpo de Bombeiros são essenciais para o funcionamento de qualquer estabelecimento, seja ele público, comercial, industrial ou condomínios, com o objetivo manter a segurança de todos os ocupantes e da estrutura.

Você pode saber mais lendo o artigo completo, clicando aqui.

Ações fundamentais para a segurança do trabalho!

Após saber a importância e os objetivos da segurança do trabalho para as empresas, está na hora de você conhecer algumas ações fundamentais para aplicá-la no ambiente corporativo. Confira!

1. Manutenção de máquinas e equipamentos

A manutenção do maquinário industrial, bem como de qualquer outro tipo utilizado na empresa, é fundamental para a segurança dos trabalhadores e a qualidade dos processos. Isso ainda reduz custos com reparos. Para realizá-la, é importante sinalizar a área, comunicar os colaboradores e contratar profissionais especializados para a operação.

2. Segurança do ambiente de trabalho

Os EPCs (equipamentos de proteção coletiva) são essenciais para a aplicação da segurança do trabalho nas empresas. Isso porque eles protegem os colaboradores de riscos coletivos. Alguns exemplos são: cones, sensores de presença, sirenes, garras de bloqueio, cadeados, bloqueios de disjuntores, entre outros. A falta de EPCs podem causar um acidente no local de trabalho que pode gerar um risco à saúde física do colaborador.

Assim que um funcionário retorna do período de afastamento causado por acidente de trabalho, é provável leve um tempo até conseguir retomar a sua capacidade laborativa habitual, ou seja, no começo ele irá produzir menos. Nesse período ele está blindado pela estabilidade de um ano concedida pela Lei nº 8.213/91, art. 118

3. Uso dos EPIs

Os EPIs e a segurança do trabalho possuem ligação muito forte. Isso porque a empresa é obrigada a fornecê-los para os colaboradores. Para escolher os modelos para a corporação, é importante observar se eles têm o material adequado para as atividades exercidas e o Certificado de Aprovação, exigido pelo Ministério do Trabalho.

4. Isolamento e sinalização de riscos

É muito importante que a empresa saiba quais atividades apresentam riscos físicos, químicos e elétricos. Além disso, ela deve sinalizar os ambientes onde há esses “perigos” e garantir a segurança do colaborador que exerce funções nessas áreas. 

5. Treinamento e capacitação

Um bom treinamento ministrado pela liderança, pelo RH ou pela equipe de segurança do trabalho capacita os colaboradores. Ele é feito para conscientizar os profissionais sobre as ações e as melhores maneiras de evitar acidentes, além de ensinar sobre o uso dos EPIs e dos EPCs. 

Contar com um departamento e profissionais voltados à segurança dos trabalhadores de sua empresa, como por exemplo, a área de saúde ocupacional, é evitar gastos com indenizações e com ações na justiça trabalhista civil e também garantir a boa imagem da sua organização no mercado.

Como atuam os profissionais de segurança do trabalho?

Para garantir a segurança dos funcionários de uma empresa, a equipe responsável irá avaliar e identificar as possíveis situações e fatores de risco, utilizando alguns métodos e ferramentas, e realizar um trabalho de controle para que as chances de acidentes sejam minimizadas.

Segurança do trabalho é um investimento! 

Evite multas, indenizações e outras dores de cabeça que podem até mesmo encerrar as atividades do seu empreendimento! Fale com um de nossos especialistas e comece agora mesmo a regularizar seu empreedimento!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *