- Ocupacional: ambiente de trabalho existente na organização e cuja população exposta é formada pelos trabalhadores;
- Ambiental: ambiente externo á organização, onde são expostos os diversos elementos existentes na circunvizinhança, como homem, fauna, flora, solo, ar, etc).
A ausência do monitoramento ambiental pode ocasionar sérios danos ao meio ambiente e expor trabalhadores a condição de risco grave e iminente e causar prejuízos a empresa.
Para que serve o Monitoramento Ambiental?
Considerados como ferramentas básicas de um sistema de gestão ambiental e condicionantes na obtenção de licenciamentos ambientais, o monitoramento ambiental é adequado conforme a necessidade de cada situação e pode ser utilizado para:
- gerenciamento de áreas contaminadas;
- durante a realização de obras públicas ou privadas;
- recuperação ou restauração de áreas degradadas;
- monitoramento da fauna silvestre;
- controle e monitoramento da qualidade das águas, solo e ar;
- dentre outras
Importância do monitoramento ambiental no seu negócio
-
Cumprimento da legislação ambiental
-
Dar mais durabilidade aos ativos
-
Reformulação de espaços produtivos
-
Apoio estratégico para otimização
-
Checagem de dados em tempo real
-
Controle de riscos
Atividades licenciamento ambiental, topografia, georreferenciamento e auditoria ambiental são processos essenciais quando o assunto é monitoramento ambiental, e, ignorar a legislação que prevê o monitoramento ambiental pode ser enquadrado como crime, sendo cabível processo, multa, suspensão de atividades e até prisão.
Equipamentos e máquinas em fábricas, escritórios, estoques e até veículos da empresa podem ter sua durabilidade comprometida quando em contato constante com condições não adequadas de temperatura, umidade e pressão.
Portanto, o monitoramento ambiental é imprescindível para a conservar e equipamentos em todas as áreas do seu negócio.
A disposição do espaço pode, por exemplo, contribuir para o aumento da temperatura ou variação da umidade.
Outra grande vantagem do monitoramento ambiental está em compreender melhor em como o espaço impacta no processo de produção e pensar em formas de utilizar seu espaço para otimização produtiva.
O monitoramento ambiental é também uma questão estratégica e todo dado coletado nesse processo pode ser somado à inteligência do seu negócio
Por exemplo, as medidas de metodologia fixa, registros em tempo real e acompanhamento podem trazer importantes insights sobre os equipamentos certos, reorganização do ambiente e melhor aproveitamento dos insumos, que combinados com uma ajuda especializada no planejamento e implantação de uma visão estratégica, sua empresa se transformará mais competitiva.
O monitoramento ambiental permite acompanhar diversos aspectos da produção em tempo real, facilitando a percepção sobre diferenças mínimas nas condições adequadas de trabalho. Sendo assim, é possível agir rapidamente para correção do problema.
Melhor de que agir rapidamente para correção de condições inadequadas de trabalho é prevenir que essas situações aconteçam.
Com o monitoramento ambiental, o setor de controle de qualidade fica melhor ciente dos riscos da produção e conseguem criar planos de ação efetivos e tomar decisões antecipadas.
Quando o monitoramento ambiental é obrigatório?
No Brasil, existe legislação específica que prevê a obrigatoriedade da realização de monitoramento ambiental:
a) Ocupacional – NR-09, 18, 22 e 33 do Ministério do Trabalho;
b) Ambiental – Resoluções CONAMA e a recente Lei 11.934, de 5 de maio de 2009, que Dispõe sobre limites à exposição humana a campos elétricos, magnéticos e eletromagnéticos Algumas atividades econômicas emissoras de poluentes:
- Emissoras de rádio e televisão – Emissão de campos eletromagnéticos;
- Indústrias – Emissão de gases, vapores, líquidos, particulados, etc;
- Transportadoras – Emissão de gases dos escapamentos.
Como funciona o processo de monitoramento ambiental?
Tecnicamente o monitoramento ambiental foi dividido em dois tipos: Micro escala e Macro escala.
Essa divisão se dá em relação a espaço e aprofundamento das pesquisas. Enquanto o monitoramento ambiental em micro escala é feito para ambientes ou parâmetros pequenos, como fábricas e galpões, o de macro escala analisa áreas geográficas mais amplas, assim como os estudos também são bem mais específicos e direcionados, sendo mais utilizado por grandes empresas e órgãos.
Em ambos os tipos, são avaliados os seguintes aspectos:
- o estado e as tendências dos recursos ambientais;
- a situação socioeconômica da área em estudo;
-
o desempenho de instituições para o cumprimento de suas atribuições.
- objetivos do monitoramento;
- o que será monitorado;
- informações que se pretende obter.
Esses parâmetros são medidos em campo, laboratório e em escritório e, quando realizado o diagnóstico, este deve ser apresentados ao poder público, que vai analisá-lo e realizar a liberação para o funcionamento legal.
Como solicitar o monitoramento ambiental para o seu negócio
Se sua empresa precisa realizar monitoramento ambiental, a Couto Ambiental Engenharia e Projetos é especializada em Consultoria Ambiental, Recursos de Engenharia e Segurança do Trabalho, com o foco no cumprimento da legislação nacional e no uso racional dos recursos naturais.
Com mais de 10 anos de experiência, trabalhamos com clientes de variados segmentos – indústria, rural, construção, comércio e serviços- oferecendo um preço adequado às necessidades de urgência com soluções definitivas.
Não perca tempo e regularize a sua empresa no âmbito ambiental. Ajudamos você a proteger seu patrimônio e trabalhar em regularidade com a legislação.
Clique no botão abaixo e fale com um de nossos especialistas.