Pular para o conteúdo

Entenda aqui para que serve o Certificado de Regularidade do IBAMA e como conseguir

Segundo a Lei 66.938/1981, toda empresa que seja potencialmente poluidora e utiliza recursos ambientais precisa de certificado comprovando a regularidade das suas atividades. Um desses certificados é o Certificado de Regularidade do IBAMA.


O Certificado de Regularidade do IBAMA é a certidão que atesta que os dados da empresa estão em conformidade legal com as obrigações referentes às atividades sob controle e fiscalização do órgão, previsto na Instrução Normativa nº 6, de 2013.

Ele apresenta:

  • número da inscrição no Cadastro;
  • dados básicos do CPF ou CNPJ;
  • endereço;
  • atividades declaradas (ativas);
  • data de emissão;
  • data de validade;
  • chave de autenticação eletrônica.

Neste artigo você vai entender para que serve o Certificado de Regularidade do IBAMA e como conseguir.

Para que serve o Certificado de Regularidade do IBAMA

O Certificado de Regularidade do IBAMA atesta que os dados de empresa estão de acordo com as obrigações decorrentes dos Cadastros Técnicos Federais (CTF/APP e CTF/AIDA).
Esse documento é cobrado em:

  • processos de licitações públicas
  • processos de licenciamento ambiental estadual
  • financiamentos por bancos públicos
  • alguns processos de certificação ambiental.

Passo a passo para emitir o certificado

Para emitir o Certificado de Regularidade, você deve:

  1. Acessar o site do IBAMA
  2. Fazer o login inserindo o CPF (para pessoa física) ou o CNPJ (para pessoa jurídica) e a senha. 
  3. Clicar na aba “Cadastro” e depois clique em “Certificado de Regularidade”.
  4. Clicar em “Emitir Certificado de Regularidade”. 
  5. Se houver impeditivos, clicar no link que aparecerá na tela para regularizar-se.

O Certificado de Regularidade do IBAMA  tem validade de 3 meses e poderá ser emitido por pessoas físicas ou jurídicas obrigadas à inscrição no CTF/APP, com exceção das pessoas físicas inscritas apenas por serem responsáveis legais ou declarantes.

Quais são as exigências para conseguir o Certificado de Regularidade

O IBAMA não realiza a emissão do certificado em caso das seguintes pendências:

  1. Ausência da licença do CTNBio;
  2. Ausência de realização de vistoria presencial voltada para o SISPASS;
  3. Encontrar-se bloqueado no sistema Documento de Ordem Florestal (DOF);
  4. Ausência da confirmação do recebimento do sistema DOF;
  5. Deixar de executar a entrega do Relatório Semestral de Agrotóxicos;
  6. Deixar de executar a entrega do Relatório Anual do Protocolo de Montreal;
  7. Deixar de executar a entrega do Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais (RAPP);
  8. Dispor de dados que sejam inconsistentes junto ao CTF/APP, de acordo com auditagem;
  9. Ausência da declaração quanto ao porte econômico do CNPJ junto ao CTF/APP;
  10. Não contar com algum tipo de atividade que esteja declarada junto ao CTF/APP;
  11. Ausência da declaração da data de constituição da empresa junto ao CTF/APP;
  12. Se encontrar não ativo com o Comprovante de Inscrição junto ao CTF/APP.

Por se tratar de muitos detalhes, muitas empresas optam pela contratação de uma empresa para cuidar desse assunto, como a Couto Ambiental, que atua especializadamente com Licenciamento Ambiental.

Não perca tempo e regularize a sua empresa no âmbito ambiental. Ajudamos você a proteger seu patrimônio e trabalhar em regularidade com a legislação.

Clique no botão abaixo e fale com um de nossos especialistas.

Leia também:

Veja aqui quais são as principais leis ambientais brasileiras

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *