Pular para o conteúdo

O que você precisa saber sobre poços artesianos

Receba artigos e dicas gratuitamente

De baixo do solo existem reservatórios de água que, com autorização, podem ser utilizados livremente. Para acessar e captar essa água subterrânea, é feita a escavação de um poço artesiano, que é perfurado com o objetivo de captar a água que se encontra nos lençóis freáticos e nos aquíferos. Essa água armazenada no subsolo, está infiltrada em rochas e sedimentos, em grande profundidade ou se encontra no lençol freático, próximo à superfície.

Diferença entre poços artesianos e semi artesianos

O poço artesiano capta água de reservas mais profundas (Aquíferos) e pode ser jorrante ou não. Além disso, pode precisar de bomba ou não. Por estarem em regiões mais profundas não necessita de filtros. Também é um poço tubular e sua profundidade pode variar de 50 a 2000 metros.Poços artesianos têm, em média, vazão de água de 2 m³ (2 mil litros) e duram até quarenta anos.Ótimo para você que é morador de condomínio, dono de hotéis, restaurantes, postos de gasolina, shoppings, ou se você é uma pessoa que busca um investimento que pode te gerar contenção de despesas. Com essa forma de captação é possível chegar a uma economia de até 50% no final do mês e é uma ótima estratégia se o seu intuito é se desvincular parcialmente ou totalmente da companhia de fornecimento local.
O poço semi- artesiano capta a água de reservas mais profundas e utiliza bombeamento para extração da água, com utilização de compressor de ar ou bomba submersa. Diferente de um poço caipira ele não pode ser contaminado pela água das chuvas. É um poço tubular que tem filtro e prefiltro para retar as impurezas. A profundidade por variar de 20 a 50 metros. A cisterna, também chamado de poço caipira. É aquele que é perfurado manualmente, até chegar no início do lençol freático, que é a primeira reserva de água próxima à superfície. Este é mais fácil de contaminar pela água da chuva, queda de insetos e bichos. Apesar disso é uma solução eficaz para que haja reaproveitamento no uso doméstico e consequentemente redução no consumo de água.

Como realizar a perfuração de poço artesiano?

Perfurar um poço tubular (como também é conhecido) não é atividade para qualquer pessoa. Somente um profissional com experiência é que presta esse tipo de serviço. Ele considerará questões como:· Características geológicas;· Natureza do solo;· Melhor local para perfurar;· O método ideal de perfuração.
Somente após essa avaliação é que se pode iniciar a escavação. Em relação ao método de perfuração, vale apresentar os mais utilizados.
Sistemas mecânicos Utiliza-se um cabo ou trado para abrir o tubo; ao longo de todo o trabalho de perfuração são colhidas amostras (utilizando um balde de testemunhagem. Esse método é recomendado para solos rochosos.

Sistemas com circulação direta do fluído O processo é rotativo e se utiliza martelo de fundo turbinado para perfurar. Sistema indicado para solos sedimentares.
Sistemas com circulação reversa do fluído Também rotativo, mas com circulação reversa do fluído. Normalmente se usa equipamentos
rodopneumáticos dotados de haste dupla e martelo. Recomendado para qualquer tipo de solo.
Definido o método de perfuração do poço artesiano, o profissional precisa seguir todas as orientações de segurança, e utilizar os equipamentos adequados para o serviço. E como é feito um poço semiartesiano? Seguirá esses mesmos passos.

Tempo e validade

O tempo de perfuração de um poço depende das dimensões e do tipo de geologia encontrado na área da obra. Um poço perfurado em área cujo subsolo é composto de sedimentos demora mais do que aquele perfurado em zona de rocha, portanto varia de 5 a 20 dias e o prazo de validade de um poço costuma ser de 40 anos de vida útil.

A qualidade da água dos poços

Uma das questões mais levantadas sobre a perfuração de poço artesiano é sobre a qualidade da água. E para explicar é importante conhecer a diferença entre lençol freático e lençol artesiano, vejamos:· Lençol freático – surge a partir do acúmulo das águas das chuvas, da infiltração de rios e lagos, do derretimento de neves. Essa água se infiltra no solo dando origem a camadas de água.· Lençol artesiano – tem basicamente a mesma origem do lençol freático, mas está em limites mais profundos, muitas vezes protegido por rochas.Esses dois lençóis guardam água de boa qualidade, porém é fundamental fazer análises da qualidade da água periodicamente.

Estrutura para captação de água de poços artesianos

Após a perfuração do poço artesiano você precisará de alguns materiais para captar e levar água até uma caixa d’água ou cisterna. Essa estrutura é composta por:1. Pré-filtro – é uma camada de areia especial que se coloca por todo o caminho do poço; evita o contato da água com o solo.2. Filtro – é uma espécie de tubo todo perfurado que filtrará a água que seguirá pelos tubos cegos até a superfície.3. Tubos cegos – se posicionam acima do lençol, e serão o caminho da água para chegar na superfície. 4. Motobomba – equipamento elétricos de diferentes modelos que servem para bombear água de poços semiartesianos e artesianos.Seguindo esse esquema, é possível aproveitar bem a água de um poço artesiano. Lembrando que somente um profissional capacitado pode elabora um projeto e executar a perfuração do poço.

Outorga

Em alguns estados, é exigida a Outorga de Direito de Uso da água, esse documento é fornecido pelo órgão estadual gestor do recurso hídrico e tem a validade pré determinada, mas pode ser renovada após seu vencimento. É necessário que se faça um pedido de perfuração do poço, no mesmo órgão onde também será realizado o pedido de Outorga do Uso de Água Subterrânea.

Leia também:

O que é outorga de água e porque ela é necessária?

A quem devo solicitar a minha outorga?


Vantagens de construir um poço artesiano

As obras de perfuração de poços têm curto período de duração, comparado às outras formas de captação de água. O abastecimento de água é mais vantajoso para condomínios e outros aglomerados de pessoas.


O impacto ambiental causado através da construção de poços artesianos é bem menor do que a das demais Estações de Tratamento. O abastecimento de água subterrânea é, portanto, um excelente negócio, por ser limpa, de fácil acesso e se caracteriza por um bom investimento a longo prazo.
Para saber mais, clique aqui e entre em contato com a Couto Ambiental engenharia e projetos e saiba como podemos ajudar a sua empresa a ter mais economia e saúde.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *