Dependendo do comércio que você é proprietário, pode ser que produza uma quantidade considerável de Lixo Eletrônico, nesse artigo iremos te ajudar a realizar o descarte da maneira correta e ajudar com a preservação meio ambiente!
O que pode ser considerado como um “Lixo Eletrônico?
São itens, equipamentos ou dispositivos eletrônicos que não tem mais uma funcionalidade e tem como destino final o lixo.
Confira aqui alguns exemplos:
- Monitores
- Televisores
- Telefones e Celulares
- Pilhas e Baterias
- Componentes de Computadores e Notebooks.
Caso você não encontrou o que estava procurando nesses itens pode conferir nosso artigo sobre Classificação de Resíduos Sólidos.
Porque não posso descartar junto com o Lixo “Comum”?
Esses itens possuem diversos contaminantes nocivos ao meio ambiente, o que principalmente pode causar danos diretos ao solo e aos lençóis freáticos, isso sem contar os danos que podem trazer também à população.
Algumas das substâncias que podem ser encontradas nesses itens e aparelhos são:
- Cobre
- Cobalto
- Chumbo
- Níquel
- Arsênio
- Alumínio
Entre outras substancias que são cancerígenas para as pessoas.
A Lei de Obrigação das Fabricantes
Um marco de grande relevância, resultado da Lei 12.305/2010, foi a assinatura do acordo entre as empresas e o governo federal para a implantação da logística reversa de embalagens em geral.
Esta lei torna os fabricantes, governo e sociedade em geral, totalmente responsável pelos resíduos eletrônicos, ou seja, as empresas fabricantes de novas tecnologias são responsáveis por recolher os lixos eletrônicos e dar a eles o destino correto.
E onde devo realizar esse descarte?
No Brasil já existem empresas que estão investindo em programas de logística reversa, desde supermercados e fabricantes até entidades governamentais. Os produtos coletados geralmente passam pelo processo de descaracterização, reutilização e são encaminhados para o destino correto após o fim do seu ciclo de vida.
Agora que você já tem o conhecimento de como deve ser feito o descarte do seu Lixo Eletrônico, compartilhe com seu amigo empreendedor que pode estar precisando dessa dica. Precisando de uma consultoria ambiental? Fale com um de nossos especialistas, ficaremos felizes em ajudar!