Pular para o conteúdo

Marketing Verde: o que é, como funciona e porque aplicar!

Você já sabe da importância do Licenciamento Ambiental para seu empreendimento, que além da questão legislativa, também existe o benefício do Marketing Verde.  Veja nesse artigo os benefícios que sua empresa pode obter! 

O que é Marketing Verde?

Marketing verde, também conhecido como marketing ambiental e ecomarketing,  é um conjunto de estratégias empresariais pensado para valorizar os benefícios ambientais e sustentáveis de seus produtos. Ou seja, ao colocá-los no mercado, a divulgação pontua como eles provocam o mínimo de efeitos negativos no meio ambiente.

Ou seja, o ecomarketing consiste em vender a imagem de que sua empresa tem consciência ecológica, E ter consciência ecológica é um imperativo dos últimos tempos. Por conta disso, certamente não basta que a empresa comece a transmitir apenas uma imagem de consciência, mas sim que passe a ter uma atitude real de transformação e responsabilidade ambiental, social, cultural e econômica.

Como surgiu o marketing verde?

O marketing sempre esteve muito associado à propaganda, cujo foco era convencer os clientes e aumentarem as vendas empresariais. Ao longo do tempo, o perfil dos consumidores e da sociedade mudou. 

Quem é essa empresa? Como esse produto é feito? Como a marca se posiciona frente a questões sociais? Tudo isso passou a ser questionado pelo público, motivo pelo qual o marketing mudou para um perfil mais educacional. 

Além disso, a empresa deve dar total atenção a algumas siglas populares. 

Os 3 Rs: Reduzir, reutilizar e reciclar.

E os 4 Ss: Segurança, Sustentabilidade, Satisfação do Consumidor e Aceitação Social ( do inglês Social acceptance).

Exemplos de práticas de Marketing Verde

1. Diagnóstico do impacto ambiental do negócio

Sua empresa é realmente um dos exemplos de desenvolvimento sustentável? Para saber isso, é preciso realizar um diagnóstico do impacto ambiental do seu negócio.

2. Reciclagem de materiais

Estimular a reciclagem tanto no ambiente da empresa quanto na sociedade é um dos pilares do Marketing Verde. Todos se sentem satisfeitos ao saber que toneladas de materiais deixarão de poluir os oceanos e servirão para novos produtos, certo?

3. Seleção de fornecedores sustentáveis

Grande parte dos serviços internos de uma empresa são executados a partir de empresas terceirizadas. Fornecedores precisam ter princípios e práticas que se alinhem aos da empresa contratante.

4. Uso de fontes renováveis de energia

Um dos principais objetivos contra as mudanças climáticas deve ser acelerar a transição energética rumo à neutralidade climática, utilizando fontes de energia limpas, sustentáveis e com baixa ou nenhuma perda de biodiversidade.

Invista em economia agora mesmo, reduza em até 95% da sua conta de energia. Faça uma simulação grátis clicando aqui! 

Não perca mais tempo! 

Se você ainda não investe em marketing verde, é hora de começar. Nós da Couto Ambiental podemos te ajudar! Já são mais de 1000 licenças ambientais expedidas, temos o que você precisa para que você trabalhe dentro da legislação e com os benefícios de um marketing verde.

 


Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *