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7 Perguntas fundamentais que todos devem saber sobre o AVCB

AVCB significa Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. A emissão desse documento é fundamental para solicitar outras licenças necessárias ao funcionamento de seu empreendimento, tais como o Alvará de Licença.

A seguir, respondemos as principais dúvidas em relação ao AVCB. Acompanhe!

Perguntas fundamentais sobre o AVCB

1. O que é o AVCB?

AVCB é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, que atesta a segurança nos aspectos relacionados à prevenção de incêndio, prevista na Lei Complementar nº 1.257, de 06/01/2015.

Vale ressaltar que é de responsabilidade do proprietário do imóvel solicitar este documento, contratando profissional especializado para cumprir todas as exigências do processo.

2. Qual a importância do AVCB

A importância do AVCB é observada em diversos aspectos, sendo eles:

  • Adequação a legislação; 
  • Comprometimento com a vida; 
  • Resguardo do patrimônio;  
  • Prevenção de sanções; 
  • Segurança a todos.

3. Quem precisa do AVCB?

O AVCB é obrigatório em caso de:

  • Edificações com área construída maior que 750m² e concentração de público acima de 250 pessoas. 
  • Imóveis com  mais de 12 metros de altura ou mais que 3 andares;
  • Edificações que precisem de sistemas fixos, como hidrantes, por exemplo. 
  • Local que requeira proteção da estrutura contra a ação do calor proveniente de um incêndio.

As situações que o AVCB é necessário:

  • Construção e reforma;
  • Mudança da ocupação ou uso;
  • Ampliação da área construída; 
  • Regularização das edificações e áreas de risco; 
  • Construções provisórias (circos, eventos, etc.).

4. O que é necessário para obter o AVCB?

A obtenção do AVCB segue algumas etapas, sendo ela:

  1. Elaboração do PPCI;
  2. Aprovação do projeto pelo Corpo de Bombeiros;
  3. Elaboração de todos os laudos e ART.

Devido a sua importância, para obter o AVCB, deve ser elaborado por um profissional responsável e habilitado que vai desenvolver um Projeto Técnico Contra Incêndio, conhecido como PCI.

Além das plantas do imóvel e outros documentos técnicos, como laudos que atestem a situação do espaço e o seu funcionamento, o PCI consiste em:

  • Identificar locais e materiais de risco;
  • Criar rotas de evacuação para casos de emergência;
  • Planejar o local de instalação de equipamentos de segurança como extintores, mangueiras, detectores de fumaça, hidrantes, alarmes, luzes de emergência, placas indicativas, portas corta-fogo, etc.;
  • Formar uma brigada de incêndio, oferecendo treinamento específico para o desempenho da função a cada um dos colaboradores.

O Corpo de Bombeiros analisa toda a documentação e, se necessário, pode realizar uma vistoria no local a fim de checar as informações.

5. Qual a validade do AVCB?

A validade do AVCB é diferente em cada estado e também está condicionado aos riscos que as atividades do espaço oferecem aos usuários e aos que estão à sua volta, mas o prazo de validade pode variar de 01 a 05 anos.

 Aconselha-se solicitar a renovação com um mês antes de acabar o prazo.

6. O que acontece se meu estabelecimento funcionar sem AVCB?

Quem não possui AVCB poderá receber uma notificação por escrito para se regularizar.

Os estabelecimentos que não se regularizarem estarão sujeitos à:

  • danos à vida
  • danos ao patrimônio;
  • advertências;
  • multas; 
  • interdição.

7. Fui notificado o que fazer?

Em caso de notificação, procure uma empresa especializada, como a Couto Ambiental, para avaliação da atual situação do empreendimento. A partir disso, é necessário providenciar toda a documentação para obter o AVCB e fazer a solicitação.

A Couto Ambiental elabora desde o projeto de AVCB até o acompanhamento da vistoria e emissão do documento junto ao Corpo de Bombeiros.

Se a sua empresa precisa de AVCB para operar, entre em contato conosco:

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