Pular para o conteúdo

5 passos para indústria de laticínios trabalhar em regularidade com o meio ambiente

Receba artigos e dicas gratuitamente

Assim como em outros tipos de indústrias, as multas ambientais são um risco para a indústria de laticínios caso descumpram as normas vigentes. O descumprimento de normas pode causar efeitos negativos nas finanças do negócio, além de manchar a imagem.

Um caso conhecido é o da Italac, uma das maiores empresas da indústria de laticínios do Brasil e que, em agosto de 2021, recebeu uma multa no valor de R$ 200 mil da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (SEDAM) por alto nível de poluição provenientes do processo industrial da empresa. Além disso, também houve o lançamento de resíduos na margem do rio, o que ocasionou a degradação do solo.  

Além do caso da Italac, muitas organizações já passaram por problemas com multas ambientais. Não gostaria que isso acontecesse com a sua empresa? Siga estes 5 passos!

Passos para indústria de laticínios trabalhar em regularidade com o meio ambiente

  1. Esteja atento às normas da legislação ambiental

O primeiro passo para evitar multas ambientais na indústria de laticínios é estar atento à legislação ambiental, principalmente as normas que podem impactar diretamente a sua empresa.

Esteja atualizado com as constantes mudanças da legislação ambiental, adequando-se a elas e gerenciando os requisitos legais aplicáveis ao seu negócio.

Leia também: 

Como uma consultoria ambiental pode ajudar na redução de custos?

  1. Estruture um plano de gerenciamento de resíduos

O plano de gerenciamento de resíduos é um documento para declarar o tipo e a quantidade de resíduos sólidos gerados por uma empresa. Ele permite definir as melhores práticas ambientais que devem ser adotadas para separação, coleta, armazenamento, transporte, reciclagem, destinação e disposição final. 

Então, o segundo passo é estruturar o plano de gerenciamento de resíduos da sua empresa para cumprir a lei e demonstrar que seus processos produtivos são controlados, evitando grandes poluições. 

  1. Tenha fornecedores licenciados e qualificados

Você sabia que sua empresa pode ser autuada por culpa dos fornecedores não licenciados?

Então, o terceiro passo é garantir que os seus fornecedores sejam licenciados, exigindo os documentos de cada atividade e analisando bem os contratos para garantir operações conforme a lei.

  1. Fique em dia com o prazo dos certificados e licenças ambientais

Sua empresa precisa ter um controle sobre os prazos de validade das licenças e não perder as renovações. Afinal, a maioria das atividades industriais só podem ser executadas mediante autorização e operar fora do prazo de validade pode levar a multa e suspensão das operações.

  1. Conte com uma empresa de consultoria ambiental para trabalhar em regularidade com o meio ambiente

Para que sua indústria de laticínios não sofra com advertências e multas altíssimas, como aconteceu com a Italac, conte com ajuda de uma empresa especializada para garantir a regularidade com o meio ambiente. 

Além de evitar problemas maiores, o assunto da sustentabilidade, quando tratado da maneira correta, é muito bem visto pelo público em geral. 

Nesse sentido, entre em contato com a Couto Ambiental.

Somos especializados em Consultoria Ambiental, Recursos de Engenharia e Segurança do Trabalho, com o foco no cumprimento da legislação nacional e no uso racional dos recursos naturais.

Com mais de 10 anos de experiência, trabalhamos com clientes de variados segmentos – indústria, rural, construção, comércio e serviços- oferecendo um preço adequado às necessidades de urgência com soluções definitivas.

Não perca tempo e regularize a sua empresa no âmbito ambiental. Ajudamos você a proteger seu patrimônio e trabalhar em regularidade com a legislação.

Clique no botão abaixo e fale com um de nossos especialistas.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *